header top bar

Padre Djacy

section content

Governo foca capital e interior é “quase excluído”

15/03/2012 às 20h43

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Governo da Paraíba divulgou o calendário de atividades de 2012, com projetos e programas para o esporte na “Paraíba” durante todo o ano. A partir de abril, serão realizados os Jogos Escolares e os Paraescolares, que, juntos, são (foram) os maiores eventos do desporto escolar do Estado, envolvendo as 14 regiões de ensino da Paraíba e movimentando mais de 30 mil alunos.

Assim como ocorreu no ano passado, haverá as etapas regionais, de onde sairão os campeões para disputar a etapa estadual; dessa etapa, serão selecionados os vencedores para participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Além desse evento, será realizado o 1º Torneio Intermunicipal de Futebol Amador, em que cada município indicará um representante para disputar em sua respectiva micro região. A novidade no calendário, segundo o secretário Fábio Maia, é o projeto "Ginásio Cidadão”, que, de maio a dezembro reunirá crianças e adolescentes dos bairros de Cristo Redentor, Geisel e José Américo para participar de escolinhas de nove modalidades esportivas.

Poderão participar aqueles com idade entre 7 e 17 anos e que estejam matriculados nas escolas da rede estadual de ensino no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa. Ainda em maio, será a vez do Fórum do Esporte, quando serão definidas as bases de uma política pública para o esporte e o lazer da Paraíba em todas as regionais. Desse fórum, sairão as temáticas para a etapa estadual, que será realizada em João Pessoa. Mais uma vez, o interior fica praticamente “excluído” do projeto da Secretaria Estadual de Esportes, como se percebe, os programas e projetos, praticamente todos, estão voltados para a capital e pouco são aqueles que se destinam ao interior.

Sobrou para nós os fraquíssimos jogos escolares que estão cada vez mais se definhando em nossa região e não atendem mais a necessidade da prática desportiva escolar e a promessa de um torneio intermunicipal de futebol, só, e mais nada. Infelizmente a Secretaria de Esportes não demonstra nenhum interesse e ou competência no envolvimento do interior paraibano em um projeto que nos traga não apenas benefícios esportivos bem como sociais para a sua população.

Sobrou para Emerson
O treinador Pedrinho Albuquerque, bem como todo torcedor do Paraíba não gostou nada, nada, da forma como o time “entregou” o empate para o Flamengo na noite de quinta feira, 8, quando o nosso representante vencia o Mengo pelo placar de 2 a 0 até os 42 minutos da etapa final. Pois bem, a perda destes três preciosos pontos foi debitada na conta do ala Emerson, assim sendo ele foi “barrado” no jogo contra o Auto Esporte. Acontece que Emerson fez uma falta danada contra o time automobilista, mas, quem manda é Pedrinho.

Tá devendo
Por falar em dívida, o ataque do Paraíba com Cristiano e Danúbio anda devendo e muito a galera do time coral. Bom frisar que eles foram fundamentais no título da segundona conquistado pelo tricolor. Contra o Auto Esporte, o panorama do jogo somente veio a mudar quando Pedrinho Albuquerque, após os 20 minutos da etapa final do jogo atendeu o grito da torcida e colocou Lee no lugar de Cristiano. A entrada deste jogador foi providencial, fez o segundo e foi determinante na colaboração do terceiro gol anotado pelo Danúbio. O nosso setor de ataque não nos deu, ainda, a devida confiabilidade.

BOLA DENTRO
Para Edinilza Felinto Lopes. Ela fez aniversário neste domingo 11, e recebeu os parabéns do maridão Reudesman, dos filhos Maíra e Emanuel, Maitê e Fernando, Marcel. Claro, de toda a família dos Cirineus do Caminho. Dona Edinilza é NOTA 10!

BOLA FORA
Para a incompetência que tivemos em administrar uma vitória fácil e tranquila contra o Flamengo. 2 a 0 a nosso favor, faltando quatro minutos para o encerramento do jogo, deixar o adversário empatar é assinar um atestado de … NOTA 0!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: